Cidades

São Gonçalo segue com baixo risco de contaminação por Covid-19

Pela sexta semana consecutiva, município está na fase 1. Foto: Marcelo Tavares

Com menos dois pontos nos indicadores que definem em que fase uma cidade está inserida no risco de contaminação de Covid-19, São Gonçalo permanece na fase 1 (amarelo 1 - risco baixo) pela sexta semana consecutiva.

O levantamento dos indicadores da semana 06/2021, equivalente a 7 de fevereiro a 13 de fevereiro de 2021, aponta que a cidade obteve quatro pontos no total, caindo a pontuação de variação de óbitos. Os quatro pontos desta semana são da variação de pacientes internados, mesmo percentual da semana anterior. 

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por Covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados.

Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, a cidade vai contando alguns pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) - o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

Na semana 06/2021, os indicadores apontaram 46% de ocupação de leitos de UTI adulto. Na semana anterior, eram 41% (0 ponto); 29% de ocupação de leitos de enfermaria, na semana anterior eram 28% (0 ponto); 0,48 de variação de óbitos pelo Coronavírus (0 ponto), na semana anterior foi de 0,72 (2 pontos); 1,10 de variação de pacientes internados (4 pontos), na semana anterior foi de 1,02 (4 pontos); e -28% dos casos notificados na última semana comparada a semana anterior (0 ponto), na semana anterior foi de -25% (0 ponto). 

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes. 

Embora os índices tenham melhorado, a doença ainda está circulando na cidade e é indispensável que a população continue com as medidas de prevenção, como manter o isolamento social, usar máscaras e manter as mãos limpas. Também vale lembrar que o município possui gestão apenas das unidades da rede municipal de saúde e que, por este motivo, a análise dos indicadores são referentes a estas unidades.

Vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo retirou, nesta sexta-feira (19), 11.980 doses da vacina Coronavac da Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói.

As vacinas são de segunda dose para imunizar trabalhadores da saúde e idosos com mais de 81 anos e para vacinar com primeira dose acamados ou idosos com dificuldade de locomoção a partir de 81 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF). 

A aplicação da segunda dose para profissionais da saúde e idosos com mais de 81 anos deve começar na próxima semana. Só receberá a segunda dose quem tiver o comprovante da primeira dose de Coronavac da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo. Os gonçalenses devem observar a data da primeira dose e procurar as unidades de saúde após 21 dias. 

A segunda dose deve ser aplicada entre 21 e 28 dias após a primeira dose para não perder a eficácia. Além de confirmar a data da vacinação, deve-se observar a vacina tomada. Só deverão se dirigir às unidades de saúde aqueles que tomaram a primeira dose de Coronavac. Os que foram vacinados com Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina e serem chamados.  

As unidades de saúde que terão os imunizantes disponíveis também serão divulgadas na próxima semana. Os acamados serão vacinados em casa através de agendamento feito, pessoalmente, pelas equipes da ESF.   

São Gonçalo segue imunizando com a segunda dose os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19, em seus locais de trabalho, e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas.

Já receberam a segunda dose, 5.682 pessoas. Ao todo, a cidade já vacinou com a primeira dose 33.679 pessoas, sendo 21.855 trabalhadores da saúde, 10.240 idosos com mais de 81 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 67 pessoas de residências terapêuticas e 143 acamados que são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). 

Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo aguarda novas remessas de vacinas para continuar vacinando a população com a primeira dose. 

Assim que nova remessa for entregue, o município deve prosseguir com a vacinação dos idosos a partir de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos. A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que irão informar quando a vacinação será retomada nas unidades de saúde e quem terá prioridade.

< Multa para escalar Rodinei será paga por torcedor do Internacional Bolsonaro indica general para comandar Petrobras <